Nasce um filho, Surge uma Mãe

O momento de maternidade, surge com a notícia: Teste positivo. Claro que isso tem uma variedade e contratempos ao descobrir, mas mesmo assim, você já esta sendo mãe.

Esse texto é para trazer a tona à realidade maternal, que além de ser algo construído, tem o seu lado positivo e negativo deste momento aonde os hormônios da gravidez começa a surgir e você descobre que uma nova vida virá.

A mudança e o inicio da Aventura…

Não é uma, nem duas, nem três mudanças que a mulher tem que encarar após a chegada de um filho são MUITAS. Talvez chegue a hora que seu relógio biológico toque o alarme e diga que chegou a hora e todos os prazeres que você não abria mão por nada deixem de ter importância e deem lugar para um novo momento. Por isso sempre escutamos que para ser mãe tem que desejar muito, ter muita certeza da escolha que está tomando e ter preparo psicológico para isso, porque realmente não é fácil abrir mão de praticamente tudo que gosta para dar lugar a maternidade.

Como qualquer decisão tomada, existem as consequências. Pode parecer radical aos olhos de quem esta de fora, mas natural para quem vivência. Uma coisa é verdade: se prepare para vivenciar a maior aventura da sua vida!

  O choro: fome, dor, medo e choro de mãe…

O choro passa ser um modo de comunicação, tanto para mãe antes da chegada do bebê e quanto para o bebê assim que nasce. Como dizem: O choro é vida!

Os hormônios maternais deixa você mais sensível, então será mais visível a sua comunicação através das expressões e choros. Alegria, medo, tristeza, saudade de um ente querido e até mesmo a raiva… Para o bebê o choro, será o modo de expressão mais vivenciado e explorado nos primeiros meses. Logo você estará descobrindo e diferenciando os tons de choro, e o que a criança precisa no momento. 

Entre chegadas, partidas e a própria identidade:

A chegada do bebê: Assim que já tem uma previsão para o nascimento, ou a data da Cesária marcada. A ansiedade vem, junto com a sensação de logo esta segurando o seu maior bem. Já com tudo organizado para a chegada do bebê. O corpo te avisa, fisiologicamente. O bebê está por vir… 

Quando o bebê nasce e ali passamos a estar tão apegados a eles que esquecemos que em tudo isso houve uma partida tão trágica. Nossa partida. Nós falecemos e nascemos no primeiro mês, e (desejo) muitos outros meses por vir. A chegada do bebê foi tão comemorada, mas nossa partida foi esquecida, e é nossa responsabilidade não deixá-los calar por causa do choro e das fraldas encharcadas. Nós nasceremos de novo. E só depende de nós. Tenha com quem contar e pessoas para te ajudar neste momento fará toda a diferença. Passado uns seis meses, você voltará a se reconhecer novamente, com uma grande mudança: ser mãe.

Ah, e fica a dica, não se esqueça da mulher que você é. Ela vai mudar, mas seu nome não passará a ser mãe. Você ainda existe. Repita esse mantra diariamente e vai ficar tudo bem.

Picture of Thayna Bastos
Thayna Bastos

Thayná, 23 anos, pedagoga, fundadora do Mommy&Baby e instrutora de Babás. Trabalhei em uma creche especializada dentro da Natura durante o período de 4 anos e tambem na rede pública.

Confira outros posts