O processo não fácil e não é uma magica. Mas com a constância e repetição diária, a criança consegue ir formando esta autonomia. As primeiras vezes, que ela fizer algo diferente e sozinho. Incentive com frases e falas positivas. Não faça comemorações, apenas mostra para ela que ela consegue. Aposte na criança, ela irá te surpreender.
Você já deve ter ouvido falar que pais superprotetores afetam o desenvolvimento dos filhos, certo? Pois bem, embora essa seja uma verdade, evitar o cuidado intensivo não é uma garantia de que a autonomia da criança vá se desenvolver sozinha — afinal, assim como todas as outras habilidades, essa independência precisa ser estimulada e orientada da maneira correta.
Então, se você precisa de dicas e ideias para trabalhar a autonomia infantil dos seus filhos, continue a leitura e confira os truques valiosos que preparamos para você no decorrer deste manual. Você deve se questionar e se encontrar nestas perguntas:
Será que conseguimos ensinar as crianças desde tão cedo ser autônomos?
O que podemos fazer para ajudar na construção da autonomia?
O momento em que uma criança entra para o convívio familiar é repleto de novas experiências e duvidas. Frequentemente, os adultos vivenciam diferentes situações que os levam a questionar a melhor forma para educa-los. Por exemplo, o processo de formação de um filho autônomo. Desde bebê podemos incentivar a autonomia com falas, expressões e gestos. Por exemplo: quando o bebê começa a engatinhar, começa a escovar os dentes, segurar o talher, beber agua, segurar a madeira, copo. Usar utensílios “de adulto” como pratos e copos de porcelana ou de vidro.
Outro ponto, importante é ser o exemplo. Mostrar para criança, como fazer, ter proposito na ação, trazendo perguntas e falas para ensinar e aprender juntos.
Para ter uma eficiência neste processo, nos pais temos que ter: Constância, repetição e Cuidado amoroso.
Uma dica essencial é: não faça o que a criança pode fazer sozinha!
Muitas vezes julgamos tarefas diárias simples, e acabamos deixando a oportunidade de ensinar a criança a realiza-la. Por isso é importante às atividades de cotidiano, podendo está inserida na rotina da criança:
– Lavar as mãos;
– Retirar o prato
– Comer sozinho;
– Guardar os brinquedos;
– Colocar a roupa/ uniforme/ sapato ou meio sozinho;
As brincadeiras direcionadas, elas podem estimular muito a autonomia. Onde a criança possa viver o momento de entender regras, mesmo que seja e tenha uma flexibilidade. Como por exemplo, jogos com cartas e tabuleiro. Além da arte, colar, manusear instrumentos de corte (tesoura), esculturas, leituras de livros.
LEMBRE-SE a comunicação é primordial, sempre visando e respeitando a comunicação de todos (criança e família). Os combinados estabelecidos na família devem ser seguidos por todos. Ou seja, não adianta dizer que é preciso cuidar da casa quando os adultos deixam tudo bagunçado. A criança não aprende pelas palavras, mas pelo exemplo.
Vamos juntos nessa?
O aperfeiçoamento vem com a constância e repetição. Bom treinamento!